top of page

Prova de vida no INSS em 2024: Novas regras.

Em 2024, a prova de vida no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continua sendo um procedimento obrigatório para os mais de 4,3 milhões de beneficiários da Previdência Social. Com a notificação recebida, é fundamental realizar a prova de vida em até 60 dias após o comunicado, pois a falta de confirmação dentro desse prazo pode resultar na interrupção do pagamento do benefício do INSS.


Como Realizar a Prova de Vida


Existem duas maneiras de realizar a prova de vida: através do aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, ou presencialmente, em uma agência da Previdência Social ou em uma agência bancária. A modernização do procedimento busca facilitar a vida dos beneficiários, permitindo a comprovação de forma digital ou presencial.


Nova Regulamentação do INSS


De acordo com a nova regulamentação, o INSS passa a ser responsável por realizar a prova de vida dos segurados. O procedimento ocorre por meio do cruzamento de informações obtidas de diversas fontes, como o acesso ao aplicativo Meu INSS, biometria em agências bancárias, contratação de empréstimo consignado com biometria, perícia médica presencial ou remota, cadastro ou recadastro em órgãos de trânsito ou segurança, declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), entre outros.


Caso não seja possível a comprovação por meio do cruzamento de dados, o beneficiário deverá realizar o procedimento de forma convencional, conforme mencionado anteriormente.


0 comentário

Comments


bottom of page