top of page

Promotor pede cassação de cinco vereadores do município de Tutóia

O promotor de Justiça John Derrick Barbosa Braúna, atuando no Ministério Público Eleitoral (MPE) da 40ª Zona Eleitoral de Tutóia, divulgou, nesta segunda-feira, 31, dois pareceres que, caso aceitos pela Justiça Eleitoral, levarão à cassação de cinco vereadores que foram eleitos no ano anterior na cidade.


Estão sendo investigados José de Arimatea Oliveira do Espirito Santo, conhecido como “Mathea do Regino”, e Paulo Roberto Galvão de Caldas, ou “Paulinho”, ambos do partido Avante. Além deles, também estão na mira Heltonio dos Santos Araújo, Kaio Costa Alves, conhecido como “Kaio do Rone”, e Lucilda Oliveira Carvalho, referida como “Professora Lucilda”, do PRD.


Todos enfrentam acusações em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) por supostamente se beneficiarem de fraudes relacionadas à cota de gênero nas eleições de 2024.


No que se refere ao Avante, o representante do MPE afirmou que ficou demonstrado que as candidatas Adriana Ramos Gomes, chamada “Adriana Gomes”, e Maria Tamires Aguiar dos Santos, conhecida como “Tamires da Funerária”, não realizaram campanhas efetivas, obtiveram um número insignificante de votos e não apresentaram movimentação financeira nas suas prestações de contas, que, inclusive, foi feita de maneira padronizada.


“No contexto dos autos, pode-se concluir que o critério de ‘votação zerada ou inexpressiva’ estabelecido pelo TSE para caracterizar a fraude foi atendido, já que, de acordo com os resultados das eleições de 2024, disponíveis no portal https://resultados.tse.jus.br/, a candidata Adriana Ramos Gomes (‘Adriana Gomes’) recebeu apenas 13 votos, enquanto Maria Tamires Aguiar dos Santos (‘Tamires da Funerária’) obteve apenas 3 votos, ambas disputando o cargo de Vereadora pelo partido AVANTE. A falta de expressividade se torna ainda mais clara ao observar que foram registrados mais de 34.020 votos válidos no Município, e os candidatos eleitos para a mesma posição receberam entre 1.596 e 657 votos cada”, destacou Braúna.


No que diz respeito ao PRD, as suspeitas recaem sobre as candidatas Raquel Maria de Souza, referida como “Raquel de São Paulo”, e Antônia Maria da Costa Silva, conhecida como “Toinha Costa”.


A primeira recebeu apenas dois votos e a segunda, oito.

Comments


bottom of page