top of page

Prefeito de Bequimão informa que tem 1.680 alunos em tempo integral sem escolas nessa modalidade.

Prefeito e Secretario da Cidade de Bequimão Maranhão, foram acionados pelo TCE por informarem que o município tem 1.680,00 alunos em tempo integral sem escolas que ofereça essa modalidade.


Prefeito de Bequimão, João Martins.

Os auditores do Tribunal de contas do Estado aciona o prefeito João Martins e o secretario de educação, José Ribamar Rodrigues, para explicar a existência de 1.680 alunos matriculados em tempo integral sem ter escolas que ofereça essa modalidade na Rede Publica Municipal. A ação foi protocolada no dia 30 de agosto e aguarda informações da atual gestão.


De acordo com a representação, assinada pelo auditor Samuel Cardoso Neto e pela líder de fiscalização do TCE Lilia Barbosa, o município de Bequimão declarou no censo escolar de 2022, que acidade possui 1.680 alunos matriculados em regime de tempo integral e não dispõem em sua rede escolar de nem uma escola que ofereça essa modalidade de ensino. A declaração causou estranheza aos editores, que compararam os dados com os demais anos.

"Quando se compara o quantitativo de alunos matriculados no ensino fundamental nos anos de 2020 e 2022 observa-se que, em 2020 o município declarou não possuir alunos matriculados em tempo integral nos anos iniciais de ensino fundamental e nem nos anos finais. No entanto, em 2022 essa realidade mudou drasticamente, o município informou possuir 1.264 matriculas de tempo integral que corresponde a 99,06% em relação ao total de matriculas do ensino fundamental. Nos anos finais do ensino fundamental o quantitativo de matriculas de alunos em tempo integral foi de 416, que representa 35,08% do total de matriculas do fundamental" diz parte do documento que o blog do Janílson Mendes obteve.


Os documentos mostram ainda que a cidade administrada pelo prefeito João Martins, pode ter recebido mais de R$ 2,6 milhões irregularmente, por ter incluídos alunos sem sua devida comprovação.


Por fim, os auditores pediram a notificação do Prefeito João Martins e do secretario de educação José Ribamar Rodrigues Pereira para que no prazo de 15 dias, informe a quantidade de alunos matriculados em educação de tempo integral, acompanhado da relação dos nomes desses alunos, através do sistema, INFORME, utilizando a planilha disponibilizado nesse referido sistema.


Outro Lado

Este blog se coloca a disposição e abre espaço para devido esclarecimento.

Comentários


bottom of page