Famílias atípicas, lideradas pelo ex-candidato a vereador Antônio Taxista, pedem ajuda a Câmara Municipal de Bequimão.
- FOLHA DE BEQUIMÃO
- 27 de mar.
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de mar.

Hoje, 27 de março, os membros da coordenação de pais e responsáveis pela implantação do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) entregaram um ofício a Câmara Municipal de Bequimão requerendo a implementação do benefício em Bequimão.
Conforme apurado pela Folha de Bequimão, essa luta se arrasta há diversos anos com vários pacientes necessitando de um suporte da administração pública municipal para um tratamento de saúde digno.
Em conversa com a liderança política e um dos membros da coordenação, o senhor Antônio Simeão, popularmente conhecido como Antônio Taxista, pai de 2 filhos atípicos, afirma que a causa precisa ser analisada com um olhar humanizado antes de tudo.
O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº. 55/99 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem quando esgotado todos os meios de atendimento.
O que o TFD inclui:
Deslocamento (passagens/veículos)
Ajuda de custo para alimentação
e hospedagem do paciente e/ou acompanhante.
Visando um debate amplo, o senhor Antônio Taxista, representando membros da coordenação de pais e responsáveis, enviou um ofício junto à Câmara Municipal para que o programa seja implementado respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde.

O Ex-vice Prefeito e Ex-Candidato a Prefeito de Bequimão, Cesar Cantanhede, se manifestou através da sua rede social e se mostrou sensível com a situação e pediu aos vereadores do município que ajude essas famílias cobrando da gestão a implementação do FTD.
Comments