top of page

Confira o que abre e fecha no feriado da Semana Santa em São Luís


O feriado da Semana Santa, entre a Sexta-feira da Paixão (29) e o Domingo de Páscoa (31), altera o funcionamento de serviços e estabelecimentos em São Luís.


ComércioA Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) pode funcionar na Semana Santa, seguindo as regras das Convenções Coletivas de Trabalho das Categorias de Comércio e Serviços destes municípios.


Na Quinta-feira Santa (28), os lojistas têm autorização para funcionar em horário normal, fechando as portas apenas na Sexta-feira Santa (29), em função do feriado municipal da Paixão de Cristo. No Sábado de Aleluia (30), o comércio volta a funcionar normalmente.


No Domingo de Páscoa (31), os estabelecimentos de rua podem permanecer abertos das 8h às 14h, e as lojas de shoppings das 13h às 21h. A Fecomércio esclarece que nos dias 28, 30 e 31 de março o trabalho não é considerado extraordinário por não haver feriado nestas datas.


As regras acima não se aplicam aos supermercados e farmácias, cujas atividades são consideradas essenciais, podendo funcionar em horário livre na Semana Santa.


LotéricasO Sindicato dos Empresários Lotéricos do Maranhão informou que as casas lotéricas estarão fechadas nesta Sexta-feira Santa (29).


CorreiosEm virtude do feriado nacional da Paixão de Cristo (29), não haverá atendimento nas agências dos Correios nesse dia. Entretanto, o órgão informa que o atendimento nos canais de atendimento se dará pela atendente virtual dos Correios. No sábado (30), haverá o funcionamento das agências que atendem normalmente aos sábados, no qual também serão realizadas atividades de entrega.


Os endereços e horários de funcionamento das agências podem ser consultados no site dos Correios. A Central de Atendimento dos Correios (CAC), na sexta, estará disponível por meio dos canais Fale Conosco, Chat e números 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100.


Esses canais funcionam normalmente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com os operadores será retomado no próximo dia útil após o feriado, a partir das 8h. Para informações detalhadas sobre os canais de atendimento e serviços, os interessados podem acessar a visitar a página Central de Atendimento ao Cliente.


BancosAs agências bancárias permanecerão fechadas nesta sexta-feira (29), de acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA). Com isso, os vencimentos de contas, incluindo boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências foram prorrogados para o primeiro dia útil após a data.


Para ter acesso aos serviços, a população pode ter acesso aos terminais de autoatendimento e pelos aplicativos de celular e internet.


Órgãos MunicipaisEm razão de ser um feriado considerado nacional, não haverá expediente nas repartições públicas municipais. Os serviços essenciais à população seguem mantidos na capital maranhense.


Órgãos EstaduaisConforme o calendário de feriados e pontos facultativos para os órgãos e entidades do Executivo Estadual, será ponto facultativo nesta quinta-feira (28) e feriado nacional na sexta-feira (29), datas que integram a Semana Santa. Durante esse período serão mantidos serviços essenciais que incluem atendimentos de urgência e emergência nas UPAs e funcionamento dos plantões de polícia.


0 comentário

Comments


bottom of page