top of page

Cidade mais quilombola do Brasil, Alcântara (MA) aguarda demarcação e abriga base de foguetes.

Quase 85% da população se autodeclara quilombola. Levantamento inédito, divulgado nesta quinta-feira (27), também apontou que o Maranhão é o segundo estado do país com o maior número de cidades com população quilombola.


Alcântara (MA) é a cidade coma maior proporção de população quilombola do Brasil, segundo dados do Censo do IBGE divulgados nesta quinta-feira (27). Ao todo, 84,6% dos moradores, cerca de 15.616 pessoas, se autodeclaram quilombolas.

Os dados levam em consideração quanto a população quilombola representa em relação ao total de habitantes da cidade. Em números gerais, a cidade possui 18.466 habitantes, segundo dados do Censo de 2022.

O levantamento é inédito. Esta é a primeira vez que o Censo incluiu em seus questionários perguntas para identificar se as pessoas se autodenominam quilombolas. O país conta com mais de 1,3 milhão de moradores quilombolas.

O município maranhense que, fica cerca de 30 km de São Luís, também possui a terceira maior população quilombola do Brasil em termos absolutos. A cidade fica atrás de Senhor do Bonfim (BA) e de Salvador (BA), que é a capital brasileira com mais quilombolas.

Em abril deste ano, o Brasil pediu desculpas aos quilombolas e reconheceu que o Brasil violou os direitos à propriedade e proteção judicial das comunidades de Alcântara, durante o julgamento do caso na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que aconteceu no Chile.


Fonte G1MA

0 comentário

Comments


bottom of page