top of page

Aproveite a energia elétrica nesses meses mais quentes do ano

Equatorial Maranhão reuniu importantes dicas pra você.


O segundo semestre do ano é um período de poucas chuvas onde o calor é percebido de forma ainda mais intensa. E essa elevação na temperatura pode levar a um aumento no consumo de energia elétrica, pois a tendência é que as pessoas utilizem mais equipamentos elétricos que trazem maior conforto térmico. Medidas simples, quando aplicadas na rotina de casa, podem ajudar a passar por esta época com mais tranquilidade, por isso, a Equatorial Maranhão reuniu algumas dicas que vão fazer a diferença quando o assunto é economia de energia.


Uso do ar condicionado e ventilador – Se a família tem o hábito de utilizar aparelhos de ar condicionado, a dica é colocar na temperatura de 24º, manter os cômodos fechados para não haver troca de calor e, se possível, utilizar modelos de tecnologia inverter, que são mais econômicos. Já sobre os ventiladores, observe o consumo, preferindo os que possuem o “selo A Procel”, que significa que consomem menos energia, e evite deixar ligado quando não tiver ninguém no ambiente.


Para quem vive conectado – Estabelecer horários para uso destes aparelhos evita desperdício e economiza a bateria dos aparelhos, não havendo necessidade de nova carga com tanta frequência. Evite usar esses equipamentos durante o carregamento e não os deixe conectados à tomada após a carga completar 100%.


Geladeira – Um equipamento que se deve ter atenção é a geladeira, que pode consumir muita energia elétrica devido ao “abre e fecha” ao longo do dia. A dica é deixar um litro de água com gelo fora da geladeira, assim, você evita abrir a geladeira toda hora para beber ou servir água, economiza energia e ainda conserva a borracha de vedação por mais tempo.


Na hora de lavar e passar roupas – Para utilizar a energia de forma mais inteligente, acumule a maior quantidade de roupas possível para colocar na máquina de lavar de uma só vez. A mesma dica serve para quando for passar as roupas.


Lâmpadas acesas – Aproveite ao máximo a luz natural do dia, abrindo as janelas. Habitue-se a sempre apagar as luzes dos ambientes ao sair e sempre utilize lâmpadas de LED, ao invés de fluorescentes, pois o consumo de energia é bem menor.


Por fim, a Equatorial Maranhão ressalta que é importante ficar de olho para não haver desperdício de energia elétrica. E lembre-se: bons hábitos devem ser mantidos durante todo o ano.

0 comentário

Comments


bottom of page