A primeira mulher candidata a prefeitura de Bequimão comemora mais um ano de vida
- FOLHA DE BEQUIMÃO

- 25 de abr.
- 2 min de leitura

Neta de Lelis Pinheiro, ex-prefeito de Bequimão, Dinha Pinheiro nasceu em 25 de abril de 1973, em terras bequimãoenses, onde passou a infância em contato direto com as tradições e os desafios da cidade. Aos 13 anos, motivada pelo desejo de estudar, mudou-se para a capital, São Luís, e, ainda muito jovem, já demonstrava sensibilidade às questões sociais, o que a levou a cursar Serviço Social. Durante todo o período de graduação, dedicou-se também a projetos de acolhimento e orientação a famílias em situação de vulnerabilidade.

Aos 22 anos, Dinha ingressou na vida pública. Sua habilidade de articulação e mobilização a levou a coordenar diversas campanhas políticas, desempenhando papel estratégico em cada uma delas. A partir daí, acumulou experiência em cargos de relevância, como coordenadora-adjunta da SEMSA em São Luís, coordenadora-adjunta da Casa Civil do Estado, Secretaria de articulação política de Paço Lumiar e assessora júnior na Secretaria de Justiça, participando de articulações institucionais que fortaleceram a gestão estadual.
A carreira de Dinha também teve destaque em Brasília, onde, como assessora parlamentar durante seis anos, aprofundou seus conhecimentos sobre o funcionamento do Legislativo federal e estreitou contatos que, mais tarde, beneficiariam o Maranhão.


Apesar de seu percurso consolidado na capital e na esfera nacional, foi em Bequimão que Dinha Pinheiro sentiu ter realizado sua maior contribuição. Como secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial em sua cidade natal, idealizou e implementou grandes projetos, especialmente no fortalecimento das comunidades quilombolas. Entre as várias iniciativas, destaca-se a Semana do Quilombola, da qual foi mentora e que, desde então, tornou-se o principal evento das comunidades quilombolas.


Em 2020, Dinha quebrou barreiras ao se tornar a primeira mulher a disputar a prefeitura de Bequimão, apresentando um programa comprometido com o fortalecimento da assistência social, o combate à fome, o incentivo à agricultura familiar e o desenvolvimento do município como um todo. Sua candidatura representou não apenas um marco histórico para Bequimão, mas também um estímulo para que outras lideranças femininas emergissem na política local.

A trajetória de Dinha Pinheiro mostra como a combinação de sensibilidade social, competência e profundo amor pela terra natal pode transformar realidades.
Em sua rede social o ex-vice prefeito e ex-candidato a prefeito de Bequimão, Cesar Cantanhede parabenizou sua amiga e companheira de luta.




Comentários